Sistema Nacional de Espaço Aéreo |
NAS |
O espaço aéreo no qual um Estado presta serviços de tráfego aéreo é geralmente composto por: 1) territórios sob os quais o Estado tem jurisdição; 2) aquelas partes do espaço aéreo em alto mar ou no espaço aéreo de soberania indeterminada, quando a provisão de Os ATS são fornecidos conforme determinado por acordos regionais. Geralmente, pode ser determinado pela UNION de FIRs (incluindo, quando apropriado, NO-FIRs) da UNION de NAS-P. |
Região de informação de voo |
FIR |
Espaço aéreo de dimensões definidas dentro das quais o serviço de informações de voo e o serviço de alerta são fornecidos. Descrição: ICAO reconhecido. Pode, por exemplo, ser usado se o serviço for prestado por mais de uma unidade. |
Parte de uma região de informação de voo |
FIR_P |
Parte de um FIR. |
Região de informação de voo superior |
UIR |
Um espaço aéreo superior de dimensões definidas, dentro do qual o serviço de informações de voo e o serviço de alerta são fornecidos. Descrição: Não ICAO reconhecido. Cada estado determina sua definição para o espaço aéreo superior. |
Parte de uma região de informação de voo superior |
UIR_P |
Pode, por exemplo, ser usada se mais de uma unidade fornecer serviço em diferentes partes de um UIR. |
Área de controle |
CTA |
Um espaço aéreo controlado que se estende para cima a partir de um limite especificado acima da Terra. Descrição: ICAO reconhecido. |
Parte de uma área de controle |
CTA_P |
Parte de um CTA. |
Parte de uma área de controle oceânico |
OCA_P |
Parte de uma OCA. |
Área de controle oceânico |
OCA |
Uma área de controle que se estende para cima no espaço aéreo superior. Descrição: Não ICAO reconhecido. |
Área de controle superior |
UTA |
Uma área de controle que se estende para cima no espaço aéreo superior. Descrição: Não ICAO reconhecido. |
Parte de uma área de controle superior |
UTA_P |
Parte de uma UTA. |
Área de controle do terminal |
TMA |
Área de controle normalmente estabelecida na confluência das rotas ATS nas proximidades de um ou mais aeródromos principais. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo. |
Parte de uma área de controle do terminal |
TMA_P |
Parte de um TMA. |
Zona de controle |
CTR |
Um espaço aéreo controlado que se estende para cima da superfície da Terra até um limite superior especificado. Descrição: ICAO reconhecido. |
Parte de uma zona de controle |
CTR_P |
Parte de uma CTR. |
Área de transição oceânica |
OTA |
Área de transição oceânica. |
Setor de controle |
SECTOR |
Uma subdivisão de uma área de controle designada dentro da qual a responsabilidade é atribuída a um controlador ou a um pequeno grupo de controladores. Descrição: ICAO reconhecido. |
Setor consolidado temporário (em colapso) |
SECTOR_C |
- |
Área segregada temporária |
TSA |
Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Área de segregação temporária. Espaço aéreo de dimensões predefinidas dentro das quais as atividades exigem a reserva de espaço aéreo para uso exclusivo de usuários específicos durante um período de tempo predeterminado. Descrição: (NATO) Uma área na qual existem medidas restritivas especiais empregadas para prevenir ou minimizar a interferência entre forças amigas. Uma área sob jurisdição militar na qual são adotadas medidas especiais de segurança para impedir a entrada não autorizada. |
Área transfronteiriça |
CBA |
Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de mais de um estado. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo. |
Área de coordenação reduzida |
RCA |
Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Parte do espaço aéreo de dimensões definidas, dentro da qual o tráfego aéreo geral é permitido "fora da rota" sem exigir que os controladores gerais de tráfego aéreo avaliem a coordenação com os controladores OAT. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo. |
Espaço aéreo regulamentado (sem outra cobertura). |
RAS |
- |
Vias aéreas (corredor) |
AWY |
Uma área de controle ou parte dela estabelecida na forma de um corredor. |
Reserva de rota de treinamento militar |
MTR |
Uma área de controle ou parte dela, estabelecida na forma de um corredor em torno de uma rota de treinamento militar, a fim de protegê-la de outro tráfego. |
Área proibida |
P |
Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de um Estado, dentro das quais é proibido o voo de aeronaves. Descrição: ICAO reconhecido. |
Área restrita |
R |
Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de um Estado, dentro das quais o voo da aeronave é restrito de acordo com certas condições especificadas. Descrição: ICAO reconhecido. |
Área de perigo |
D |
Espaço aéreo de dimensões definidas, dentro do qual as atividades perigosas para o voo da aeronave podem existir em horários especificados. Descrição: ICAO reconhecido. |
Zona de identificação da defesa aérea |
ADIZ |
Espaço aéreo designado especial, de dimensões definidas, dentro do qual as aeronaves são obrigadas a cumprir procedimentos especiais de identificação e / ou notificação, além daqueles relacionados à prestação de serviços de tráfego aéreo (ATS). Descrição: ICAO reconhecido. |
Espaço aéreo para o qual nem mesmo uma região de informação de voo está definido. |
NO_FIR |
[nota: existem partes no mundo para as quais não existe um FIR nem qualquer outro tipo de espaço aéreo definido. Esses espaços aéreos serão marcados como NO-FIR.] |
Parte de um espaço aéreo |
PART |
Parte de um espaço aéreo (usado na agregação de espaço aéreo). |
Espaço aéreo com uma classe especificada |
CLASS |
- |
Área política / administrativa |
POLITICAL |
- |
Atividades de natureza perigosa (exceto uma área de perigo) |
D_OTHER |
- |
Área reservada temporária |
TRA |
Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Espaço aéreo de dimensões predefinidas, dentro das quais as atividades exigem a reserva de espaço aéreo durante um período de tempo predeterminado. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo. |
Área de alerta |
A |
Espaço aéreo que pode conter um alto volume de atividades de treinamento de pilotos ou atividades incomuns de atividades aéreas, nenhuma das quais é perigosa para a aeronave. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente em Estados Unidos contíguos e seus territórios. |
Área de aviso |
W |
Espaço aéreo não regulatório de dimensões definidas, designado sobre águas internacionais que contém atividades que podem ser perigosas para as aeronaves que não participam da atividade. O objetivo dessas áreas de alerta é alertar os pilotos não participantes sobre o perigo potencial. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente em Estados Unidos contíguos e seus territórios. |
Espaço aéreo protegido contra tráfego aéreo específico |
PROTECT |
- |
Área de altitude mínima |
AMA |
A altitude mais baixa a ser usada em condições meteorológicas do instrumento (IMC) que proporcionará uma folga vertical mínima de 300 m (1 000 pés) ou em terreno montanhoso designado a 600 m (2 000 pés) acima de todos os obstáculos localizados na área especificada. Descrição: ICAO reconhecido. Publicado por muitos Estados como retângulos de 1 x 1 grau nos gráficos ENR 6. Nota - No cálculo exato, 984 pés podem ser usados como um equivalente a 300 metros. |
Região de configuração do altímetro |
ASR |
Espaço aéreo de dimensões definidas, dentro das quais se aplicam procedimentos padronizados de configuração do altímetro. Descrição: Não ICAO reconhecido. Por exemplo, durante o voo, o altímetro deve ser definido como a configuração atual do altímetro da estação mais próxima ao longo da rota do voo. |
Área consultiva |
ADV |
Uma área de dimensões definidas dentro da qual o serviço de consultoria de tráfego aéreo está disponível. Descrição: ICAO reconhecido. O serviço de controle de tráfego aéreo fornece um serviço muito mais completo que o serviço de consultoria em tráfego aéreo; As áreas e rotas de consultoria não são, portanto, estabelecidas dentro do espaço aéreo controlado, mas o serviço de consultoria de tráfego aéreo pode ser fornecido abaixo e acima. |
Área Consultiva Superior |
UADV |
Uma área de dimensões definidas no espaço aéreo superior, dentro do qual o serviço de consultoria de tráfego aéreo está disponível. Descrição: ICAO reconhecido. O serviço de controle de tráfego aéreo fornece um serviço muito mais completo que o serviço de consultoria em tráfego aéreo; As áreas e rotas de consultoria não são, portanto, estabelecidas dentro do espaço aéreo controlado, mas o serviço de consultoria de tráfego aéreo pode ser fornecido abaixo e acima. |
Zona de tráfego do aeroporto |
ATZ |
Espaço aéreo de dimensões definidas estabelecido em torno de um aeroporto para proteção do tráfego aeroportuário. Descrição: ICAO reconhecido. |
Parte de uma zona de tráfego do aeroporto |
ATZ_P |
- |
Zona de tráfego de helicóptero |
HTZ |
- |
Parte de um sistema nacional de espaço aéreo |
NAS_P |
- |
Outro |
OTHER (Outro) |
- |