Dados do Domínio

Nome Tipo_Espaco_Aereo
Identificação
Acrônimo (AIXM) Label
CodeAirspaceType Tipo Espaco Aereo
Seção 3.1.41
Descrição Indica o código da estrutura geral ou características de um espaço aéreo específico.
Atributos
Atributo Tipo Tamanho Not Null Descrição
nome varchar 100.0 Sim nome do domínio
nomeAixm varchar 100.0 nome do aixm
descricao text descrição do domínio
Domínios
Nome Nome AIXM Descrição
Sistema Nacional de Espaço Aéreo NAS O espaço aéreo no qual um Estado presta serviços de tráfego aéreo é geralmente composto por: 1) territórios sob os quais o Estado tem jurisdição; 2) aquelas partes do espaço aéreo em alto mar ou no espaço aéreo de soberania indeterminada, quando a provisão de Os ATS são fornecidos conforme determinado por acordos regionais. Geralmente, pode ser determinado pela UNION de FIRs (incluindo, quando apropriado, NO-FIRs) da UNION de NAS-P.
Região de informação de voo FIR Espaço aéreo de dimensões definidas dentro das quais o serviço de informações de voo e o serviço de alerta são fornecidos. Descrição: ICAO reconhecido. Pode, por exemplo, ser usado se o serviço for prestado por mais de uma unidade.
Parte de uma região de informação de voo FIR_P Parte de um FIR.
Região de informação de voo superior UIR Um espaço aéreo superior de dimensões definidas, dentro do qual o serviço de informações de voo e o serviço de alerta são fornecidos. Descrição: Não ICAO reconhecido. Cada estado determina sua definição para o espaço aéreo superior.
Parte de uma região de informação de voo superior UIR_P Pode, por exemplo, ser usada se mais de uma unidade fornecer serviço em diferentes partes de um UIR.
Área de controle CTA Um espaço aéreo controlado que se estende para cima a partir de um limite especificado acima da Terra. Descrição: ICAO reconhecido.
Parte de uma área de controle CTA_P Parte de um CTA.
Parte de uma área de controle oceânico OCA_P Parte de uma OCA.
Área de controle oceânico OCA Uma área de controle que se estende para cima no espaço aéreo superior. Descrição: Não ICAO reconhecido.
Área de controle superior UTA Uma área de controle que se estende para cima no espaço aéreo superior. Descrição: Não ICAO reconhecido.
Parte de uma área de controle superior UTA_P Parte de uma UTA.
Área de controle do terminal TMA Área de controle normalmente estabelecida na confluência das rotas ATS nas proximidades de um ou mais aeródromos principais. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo.
Parte de uma área de controle do terminal TMA_P Parte de um TMA.
Zona de controle CTR Um espaço aéreo controlado que se estende para cima da superfície da Terra até um limite superior especificado. Descrição: ICAO reconhecido.
Parte de uma zona de controle CTR_P Parte de uma CTR.
Área de transição oceânica OTA Área de transição oceânica.
Setor de controle SECTOR Uma subdivisão de uma área de controle designada dentro da qual a responsabilidade é atribuída a um controlador ou a um pequeno grupo de controladores. Descrição: ICAO reconhecido.
Setor consolidado temporário (em colapso) SECTOR_C -
Área segregada temporária TSA Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Área de segregação temporária. Espaço aéreo de dimensões predefinidas dentro das quais as atividades exigem a reserva de espaço aéreo para uso exclusivo de usuários específicos durante um período de tempo predeterminado. Descrição: (NATO) Uma área na qual existem medidas restritivas especiais empregadas para prevenir ou minimizar a interferência entre forças amigas. Uma área sob jurisdição militar na qual são adotadas medidas especiais de segurança para impedir a entrada não autorizada.
Área transfronteiriça CBA Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de mais de um estado. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo.
Área de coordenação reduzida RCA Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Parte do espaço aéreo de dimensões definidas, dentro da qual o tráfego aéreo geral é permitido "fora da rota" sem exigir que os controladores gerais de tráfego aéreo avaliem a coordenação com os controladores OAT. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo.
Espaço aéreo regulamentado (sem outra cobertura). RAS -
Vias aéreas (corredor) AWY Uma área de controle ou parte dela estabelecida na forma de um corredor.
Reserva de rota de treinamento militar MTR Uma área de controle ou parte dela, estabelecida na forma de um corredor em torno de uma rota de treinamento militar, a fim de protegê-la de outro tráfego.
Área proibida P Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de um Estado, dentro das quais é proibido o voo de aeronaves. Descrição: ICAO reconhecido.
Área restrita R Espaço aéreo de dimensões definidas, acima das áreas terrestres ou das águas territoriais de um Estado, dentro das quais o voo da aeronave é restrito de acordo com certas condições especificadas. Descrição: ICAO reconhecido.
Área de perigo D Espaço aéreo de dimensões definidas, dentro do qual as atividades perigosas para o voo da aeronave podem existir em horários especificados. Descrição: ICAO reconhecido.
Zona de identificação da defesa aérea ADIZ Espaço aéreo designado especial, de dimensões definidas, dentro do qual as aeronaves são obrigadas a cumprir procedimentos especiais de identificação e / ou notificação, além daqueles relacionados à prestação de serviços de tráfego aéreo (ATS). Descrição: ICAO reconhecido.
Espaço aéreo para o qual nem mesmo uma região de informação de voo está definido. NO_FIR [nota: existem partes no mundo para as quais não existe um FIR nem qualquer outro tipo de espaço aéreo definido. Esses espaços aéreos serão marcados como NO-FIR.]
Parte de um espaço aéreo PART Parte de um espaço aéreo (usado na agregação de espaço aéreo).
Espaço aéreo com uma classe especificada CLASS -
Área política / administrativa POLITICAL -
Atividades de natureza perigosa (exceto uma área de perigo) D_OTHER -
Área reservada temporária TRA Flexibilização do uso do espaçõa aéreo. (Flexible Use of Airspace - FUA). Espaço aéreo de dimensões predefinidas, dentro das quais as atividades exigem a reserva de espaço aéreo durante um período de tempo predeterminado. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente na Europa sob o conceito de uso flexível do espaço aéreo.
Área de alerta A Espaço aéreo que pode conter um alto volume de atividades de treinamento de pilotos ou atividades incomuns de atividades aéreas, nenhuma das quais é perigosa para a aeronave. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente em Estados Unidos contíguos e seus territórios.
Área de aviso W Espaço aéreo não regulatório de dimensões definidas, designado sobre águas internacionais que contém atividades que podem ser perigosas para as aeronaves que não participam da atividade. O objetivo dessas áreas de alerta é alertar os pilotos não participantes sobre o perigo potencial. Descrição: Não ICAO reconhecido. Usado principalmente em Estados Unidos contíguos e seus territórios.
Espaço aéreo protegido contra tráfego aéreo específico PROTECT -
Área de altitude mínima AMA A altitude mais baixa a ser usada em condições meteorológicas do instrumento (IMC) que proporcionará uma folga vertical mínima de 300 m (1 000 pés) ou em terreno montanhoso designado a 600 m (2 000 pés) acima de todos os obstáculos localizados na área especificada. Descrição: ICAO reconhecido. Publicado por muitos Estados como retângulos de 1 x 1 grau nos gráficos ENR 6. Nota - No cálculo exato, 984 pés podem ser usados ​​como um equivalente a 300 metros.
Região de configuração do altímetro ASR Espaço aéreo de dimensões definidas, dentro das quais se aplicam procedimentos padronizados de configuração do altímetro. Descrição: Não ICAO reconhecido. Por exemplo, durante o voo, o altímetro deve ser definido como a configuração atual do altímetro da estação mais próxima ao longo da rota do voo.
Área consultiva ADV Uma área de dimensões definidas dentro da qual o serviço de consultoria de tráfego aéreo está disponível. Descrição: ICAO reconhecido. O serviço de controle de tráfego aéreo fornece um serviço muito mais completo que o serviço de consultoria em tráfego aéreo; As áreas e rotas de consultoria não são, portanto, estabelecidas dentro do espaço aéreo controlado, mas o serviço de consultoria de tráfego aéreo pode ser fornecido abaixo e acima.
Área Consultiva Superior UADV Uma área de dimensões definidas no espaço aéreo superior, dentro do qual o serviço de consultoria de tráfego aéreo está disponível. Descrição: ICAO reconhecido. O serviço de controle de tráfego aéreo fornece um serviço muito mais completo que o serviço de consultoria em tráfego aéreo; As áreas e rotas de consultoria não são, portanto, estabelecidas dentro do espaço aéreo controlado, mas o serviço de consultoria de tráfego aéreo pode ser fornecido abaixo e acima.
Zona de tráfego do aeroporto ATZ Espaço aéreo de dimensões definidas estabelecido em torno de um aeroporto para proteção do tráfego aeroportuário. Descrição: ICAO reconhecido.
Parte de uma zona de tráfego do aeroporto ATZ_P -
Zona de tráfego de helicóptero HTZ -
Parte de um sistema nacional de espaço aéreo NAS_P -
Outro OTHER (Outro) -
Usos Espaco_Aereo

Voltar para lista de domínios aeronáutico