2.1.1 |
Area_De_Fundeio |
Anchorage Area |
ACHARE |
Área de Fundeio |
Área de fundeios é área destinada ao fundeio de embarcações, aviões, etc. |
2.1.2 |
Area_De_Restricao |
Restriction Area |
RESARE |
Área de Restrição |
Área de restrição é uma área com navegação restrita, delimitada por uma autoridade específica em conformidade com algumas condições predefinidas. |
2.1.3 |
Area_Sem_Levantamento |
Unsurveyed area |
UNSARE |
Área sem Levantamento |
Área sem levantamento é aquela sem informações batimétricas disponíveis. |
2.1.4 |
Baliza |
- |
- |
Baliza |
Baliza é um sinal utilizado para auxílio à navegação e em uso de levantamento hidrográfico. |
2.1.5 |
Baliza_Aguas_Seguras |
Beacon, safe water |
BCNSAW |
Baliza Água Seguras |
Baliza de águas seguras é aquela que Indica que em torno de sua posição as águas são navegáveis. |
2.1.6 |
Baliza_Cardinal |
Beacon, Cardinal |
BCNCAR |
Baliza Cardinal |
Baliza cardinal é um objeto construído que forma uma marca visível para auxilio à navegação e/ou levantamentos hidrográficos. A baliza cardinal é usada para indicar o setor onde se poderão encontrar águas |
2.1.7 |
Baliza_Finalidade_Especial |
Beacon, special purpose/general |
BCNSPP |
Baliza Finalidade Especial |
Baliza de finalidade especial é usada para indicar uma área ou peculiaridade mencionada em documentos náuticos, como Instruções de Navegação ou Avisos aos Navegantes. |
2.1.8 |
Baliza_Lateral |
Beacon, Lateral |
BCNLAT |
Baliza Lateral |
Baliza lateral é aquela utilizada para indicar o lado de bombordo ou boreste da rota a ser seguida. Geralmente é usada para canais bem definidos e em conjunto com uma direção convencional de flutuação. |
2.1.9 |
Baliza_Perigo_Isolado |
Beacon, isolated danger |
BCNISD |
Baliza Perigo Isolado |
Baliza de perigo isolado é aquela erguida para sinalizar perigos isolados de extensão limitada, que tem águas navegáveis ao seu redor. |
2.1.10 |
Barca_Farol |
Light Float |
LITFLT |
Barca Farol |
Barca-Farol é uma estrutura semelhante a um barco em vez de uma bóia. |
2.1.11 |
Boia |
BUOY |
- |
Bóia |
Bóia é um auxílio à navegação externo à embarcação, estabelecido especificamente para transmitir informações ao navegante, de forma a possibilitar-lhe um posicionamento seguro da sua embarcação. Destina-se, portanto, a indicar uma posição geográfica e transmitir uma informação específica ao navegante. |
2.1.12 |
Boia_Aguas_Seguras |
Buoy, safe water |
BOYSAW |
Bóia de Água Seguras |
Bóia de águas seguras é usada para indicar que há águas navegáveis ao redor da marca. |
2.1.13 |
Boia_Cardinal |
Buoy, Cardinal |
BOYCAR |
Bóia Cardinal |
Boia cardinal é usada em conjunto com a bússola para indicar onde o navegante pode encontrar as melhores águas navegáveis. É colocada em um dos quatro quadrantes (norte, leste, sul e oeste) e delimitada por mancais inter-cardeais |
2.1.14 |
Boia_Fins_Especial |
Buoy, special purpose/general |
BOYSPP |
Bóia Fins Especial |
Bóia para fins especiais é utilizada para indicar uma área ou característica. Pode ser denominada também bóia em geral, que neste caso, é um objeto cuja aparência ou finalidade não seja adequadamente conhecida. |
2.1.15 |
Boia_Instalacao |
Buoy, Instalation |
BOYINB |
Bóia Instalação |
Bóia de instalação é um objeto utilizado para carregar navios-tanque com gás ou óleo. |
2.1.16 |
Boia_Lateral |
Buoy, Lateral |
BOYLAT |
Bóia Lateral |
Bóia lateral é usada para indicar o lado de bombordo ou boreste da rota a ser seguida. Geralmente é usada para canais bem definidos e em conjunto com uma direção convencional de flutuação. |
2.1.17 |
Boia_Perigo_Isolado |
Buoy, isolated danger |
BOYISD |
Bóia Perigo Isolado |
Baliza de perigo isolado é aquela erguida para sinalizar perigos isolados de extensão limitada, que tem águas navegáveis ao seu redor. |
2.1.18 |
Cabo_Submarino |
Cable submarine |
CBLSUB |
Cabo Submarino |
Cabo Submarino é um conjunto de fios ou fibras, ou um cabo ou corrente de arame que foi colocado debaixo d'água ou enterrado no fundo do mar. |
2.1.19 |
Construcao_Costeira |
Shoreline Construction |
SLCONS |
Construção Costeira |
Construção costeira é uma estrutura artificial fixa entre a água e a terra. |
2.1.20 |
Duto_Submarino |
Pipeline_submarine |
PIPSOL |
Duto Submarino |
Duto submarino é uma tubulação que serve para transportar diversos tipos de substâncias, debaixo de corpos d’água. Duto Submarino é aquele que pode estar sobre/ sob (enterrado) no fundo do mar. |
2.1.21 |
Luz |
Light |
LIGHTS |
Luz |
Luz é um auxílio luminoso à navegação. |
2.1.22 |
Marca_Topo |
Topmark |
TOPMAR |
Marca de Topo |
Marca de topo é uma forma característica fixada no topo de uma boia ou farol para ajudar na sua identificação. |
2.1.23 |
Navio_Faroleiro |
Light Vessel |
LITVES |
Navio Faroleiro |
Navio-Faroleiro é uma estrutura semelhante a um barco em vez de uma bóia. |
2.1.24 |
Obstrucao |
Obstruction |
OBSTRN |
Obstrução |
Obstrução é, na navegação marítima, qualquer objeto submerso que dificulta ou impede o movimento de navios, especialmente aquele que ponha em perigo ou impede a passagem de uma embarcação. |
2.1.25 |
Pilar |
Pylon_bridge_support |
PYLONS |
Pilar |
Pilar é uma construção vertical de sustentação de cabos e pontes. Equivale a uma torre de energia e um pilar de ponte. |
2.1.26 |
Plataforma_Offshore |
Offshore Plataform |
OFSPLF |
Plataforma Offshore |
Plataforma offshore é uma estrutura permanente, que pode ser fixa ou flutuante, utilizada na produção de petróleo ou gás natural. |
2,1,27 |
Producao_Offshore |
Offshore Production Area |
OSPARE |
Produção Offshore |
Produção offshore é uma área no mar que possui estruturas de produção. |
2.1.28 |
Rocha_Submersa |
Underwater/awash rock |
UWTROC |
Rocha Submersa |
Rocha submersa é uma massa concretada de material rochoso ou coral que se encontra seca, inundada ou submersa. |
2.1.29 |
Sinalizacao_Nautica |
- |
- |
Sinalização Náutica |
Sinalização náutica é um objeto construído que forma uma marca visível para auxilio à navegação e/ou levantamentos hidrográficos. |
2.1.30 |
Tenca |
Seabed Area |
SBDARE |
Tença |
Tença é um termo que designa o tipo de natureza do fundo marinho. |