Especificações Técnicas Para Estruturação de
Dados Geoespaciais Vetoriais de Defesa

ET-EDGV-DEFESA

Não Homologado

Versão Novembro/2023

Lista de Entidades Náuticas

Seção Nome Nome Inglês Acrônimo Label Definição
2.1.1 Area_De_Fundeio Anchorage Area ACHARE Área de Fundeio Área de fundeios é área destinada ao fundeio de embarcações, aviões, etc.
2.1.2 Area_De_Restricao Restriction Area RESARE Área de Restrição Área de restrição é uma área com navegação restrita, delimitada por uma autoridade específica em conformidade com algumas condições predefinidas.
2.1.3 Area_Sem_Levantamento Unsurveyed area UNSARE Área sem Levantamento Área sem levantamento é aquela sem informações batimétricas disponíveis.
2.1.4 Baliza - - Baliza Baliza é um sinal utilizado para auxílio à navegação e em uso de levantamento hidrográfico.
2.1.5 Baliza_Aguas_Seguras Beacon, safe water BCNSAW Baliza Água Seguras Baliza de águas seguras é aquela que Indica que em torno de sua posição as águas são navegáveis.
2.1.6 Baliza_Cardinal Beacon, Cardinal BCNCAR Baliza Cardinal Baliza cardinal é um objeto construído que forma uma marca visível para auxilio à navegação e/ou levantamentos hidrográficos. A baliza cardinal é usada para indicar o setor onde se poderão encontrar águas
2.1.7 Baliza_Finalidade_Especial Beacon, special purpose/general BCNSPP Baliza Finalidade Especial Baliza de finalidade especial é usada para indicar uma área ou peculiaridade mencionada em documentos náuticos, como Instruções de Navegação ou Avisos aos Navegantes.
2.1.8 Baliza_Lateral Beacon, Lateral BCNLAT Baliza Lateral Baliza lateral é aquela utilizada para indicar o lado de bombordo ou boreste da rota a ser seguida. Geralmente é usada para canais bem definidos e em conjunto com uma direção convencional de flutuação.
2.1.9 Baliza_Perigo_Isolado Beacon, isolated danger BCNISD Baliza Perigo Isolado Baliza de perigo isolado é aquela erguida para sinalizar perigos isolados de extensão limitada, que tem águas navegáveis ao seu redor.
2.1.10 Barca_Farol Light Float LITFLT Barca Farol Barca-Farol é uma estrutura semelhante a um barco em vez de uma bóia.
2.1.11 Boia BUOY - Bóia Bóia é um auxílio à navegação externo à embarcação, estabelecido especificamente para transmitir informações ao navegante, de forma a possibilitar-lhe um posicionamento seguro da sua embarcação. Destina-se, portanto, a indicar uma posição geográfica e transmitir uma informação específica ao navegante.
2.1.12 Boia_Aguas_Seguras Buoy, safe water BOYSAW Bóia de Água Seguras Bóia de águas seguras é usada para indicar que há águas navegáveis ao redor da marca.
2.1.13 Boia_Cardinal Buoy, Cardinal BOYCAR Bóia Cardinal Boia cardinal é usada em conjunto com a bússola para indicar onde o navegante pode encontrar as melhores águas navegáveis. É colocada em um dos quatro quadrantes (norte, leste, sul e oeste) e delimitada por mancais inter-cardeais
2.1.14 Boia_Fins_Especial Buoy, special purpose/general BOYSPP Bóia Fins Especial Bóia para fins especiais é utilizada para indicar uma área ou característica. Pode ser denominada também bóia em geral, que neste caso, é um objeto cuja aparência ou finalidade não seja adequadamente conhecida.
2.1.15 Boia_Instalacao Buoy, Instalation BOYINB Bóia Instalação Bóia de instalação é um objeto utilizado para carregar navios-tanque com gás ou óleo.
2.1.16 Boia_Lateral Buoy, Lateral BOYLAT Bóia Lateral Bóia lateral é usada para indicar o lado de bombordo ou boreste da rota a ser seguida. Geralmente é usada para canais bem definidos e em conjunto com uma direção convencional de flutuação.
2.1.17 Boia_Perigo_Isolado Buoy, isolated danger BOYISD Bóia Perigo Isolado Baliza de perigo isolado é aquela erguida para sinalizar perigos isolados de extensão limitada, que tem águas navegáveis ao seu redor.
2.1.18 Cabo_Submarino Cable submarine CBLSUB Cabo Submarino Cabo Submarino é um conjunto de fios ou fibras, ou um cabo ou corrente de arame que foi colocado debaixo d'água ou enterrado no fundo do mar.
2.1.19 Construcao_Costeira Shoreline Construction SLCONS Construção Costeira Construção costeira é uma estrutura artificial fixa entre a água e a terra.
2.1.20 Duto_Submarino Pipeline_submarine PIPSOL Duto Submarino Duto submarino é uma tubulação que serve para transportar diversos tipos de substâncias, debaixo de corpos d’água. Duto Submarino é aquele que pode estar sobre/ sob (enterrado) no fundo do mar.
2.1.21 Luz Light LIGHTS Luz Luz é um auxílio luminoso à navegação.
2.1.22 Marca_Topo Topmark TOPMAR Marca de Topo Marca de topo é uma forma característica fixada no topo de uma boia ou farol para ajudar na sua identificação.
2.1.23 Navio_Faroleiro Light Vessel LITVES Navio Faroleiro Navio-Faroleiro é uma estrutura semelhante a um barco em vez de uma bóia.
2.1.24 Obstrucao Obstruction OBSTRN Obstrução Obstrução é, na navegação marítima, qualquer objeto submerso que dificulta ou impede o movimento de navios, especialmente aquele que ponha em perigo ou impede a passagem de uma embarcação.
2.1.25 Pilar Pylon_bridge_support PYLONS Pilar Pilar é uma construção vertical de sustentação de cabos e pontes. Equivale a uma torre de energia e um pilar de ponte.
2.1.26 Plataforma_Offshore Offshore Plataform OFSPLF Plataforma Offshore Plataforma offshore é uma estrutura permanente, que pode ser fixa ou flutuante, utilizada na produção de petróleo ou gás natural.
2,1,27 Producao_Offshore Offshore Production Area OSPARE Produção Offshore Produção offshore é uma área no mar que possui estruturas de produção.
2.1.28 Rocha_Submersa Underwater/awash rock UWTROC Rocha Submersa Rocha submersa é uma massa concretada de material rochoso ou coral que se encontra seca, inundada ou submersa.
2.1.29 Sinalizacao_Nautica - - Sinalização Náutica Sinalização náutica é um objeto construído que forma uma marca visível para auxilio à navegação e/ou levantamentos hidrográficos.
2.1.30 Tenca Seabed Area SBDARE Tença Tença é um termo que designa o tipo de natureza do fundo marinho.

Índice cartografia náutica